A boa alimentação é extremamente importante para os cães, ela supre as necessidades nutricionais, sendo uma dieta completa e balanceada. Além da ração, temos também a alimentação natural, que exige um pouco mais de cuidado, mas que são livres de corantes, conservantes, aditivos químicos, etc. Quem quiser saber mais, acesse: http://www.cachorroverde.com.br/
Os dados abaixo são baseados no dia-a-dia do nosso canil, o que servimos aos nossos cães.
ALIMENTAÇÃO: Muitas pessoas acham que as rações são todas iguais, que apenas oferecer qualquer ração para o animal já é o suficiente, está aí um grande engano. As rações suprem as necessidades nutricionais de um cão, se ele não está bem nutrido muitas doenças surgem decorrentes dessa ausência.
Separamos as rações em 3 tipos:
- Rações populares: São produtos mais baratos. Produzidos com subprodutos de milho, soja, farelo de algodão, entre outros. Esse tipo de ração não oferece proteína de origem animal, algo que cães precisam em sua dieta.
- Rações Standard: São produtos com mais qualidade e formulados com farinha de carnes e ossos, glúten de milho, gordura animal, entre outros. Assim, são ideais quanto a digestibilidade, com o percentual de proteína necessário.
- Rações Premium ou super premium: São produtos de primeira qualidade e também os mais caros. Em sua fórmula há carne de frango, ovelha e peru, entre outras. Ingredientes de origem animal com maior digestibilidade. O consumo diário dessa ração é menor, a vida do cão torna-se saudável e há redução do número de fezes.

Aqui no canil usamos a Premier, uma ração super premium, um alimento de alta qualidade.
Os cães adoram e como ficam super saciados, comem menos.
Usamos a Premier Fórmula, para raças grandes, pois ela tem um benefício a mais, auxilia na manutenção articular, o que para nossos bulls é muito importante, já experimentamos os sabores de frango e cordeiro.
No mercado temos a Royal Canin também, inclusive para a raça específica.
Benefícios: Manutenção da massa muscular, saúde da pele, especial para mandíbulas branquicefálicas.
Ouvimos falar muito bem da ração N & D, ando pesquisando bastante sobre, é uma ração livre de transgênicos e cereais, além de ser 70% de origem animal e 30% de frutas, minerais e vegetais. Parece uma boa, assim que experimentarmos daremos as dicas para vocês !
VITAMINAS/SUPLEMENTOS: Eles são usados quando os cães estão com alguma deficiência, mas também fazem parte de uma dieta equilibrada.
Usamos o Glicopan Gold. Mas somente quando percebemos em nossos cães perda de apetite ou falta de energia, o que o suplemento auxilia no estímulo dos mesmos, para que o equilíbrio volte.
FRUTAS, LEGUMES, VERDURAS: São alimentos extremamente benéficos para a saúde animal, contém valiosos antioxidantes, fibras, etc.
Lembrando que frutas ácidas se oferecidas, que em pequenas quantidades, pois o estômago dos cães é bem frágil.

**Maioria dos bulls amam maça e cenoura.
IMPORTANTE
Alimentos proibidos:
- Cebola e alimentos preparados com cebola – mesmo em pequenas quantidades, o n propil dussulfito das cebolas pode provocar um tipo grave de anemia nos pets
- Batatas, inhame, mandioquinha, cará crus – apresentam solamina, uma toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar distúrbios gastrointestinais
- Batata germinada – ricos em solamina, uma toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar distúrbios gastrointestinais
- Brotos de batata – uma toxina que pode deprimir o sistema nervoso central e provocar distúrbios gastrointestinais
- Pimenta – pode irritar o estômago dos cães
- Uva e uva passa – muitos cães adoram uvas e passas, mas elas possuem uma toxina não identificada que pode provocar sérios danos renais aos cães
- Carambola - associada danos renais aos cães
- Mandioca
- Folhas e caules de tomate
- Folhas de abacate
- Folhas e caules de batata
- Ruibarbo
- Folha de berinjela
- Folha de beterraba
PETISCOS: Normalmente são dados quando o cão obedece a um comando dado, como eles amam esses petiscos, vem como uma retribuição ao feito. Aqui damos 2x ao mês, apenas para deixar nossos cães contentes.
Os 3 mais usados são:
- Chocolates e biscoitos: Contém baixo teor de açúcar e gordura, são feitos de componentes que os cães toleram.
- Ossinhos de couro: De preferência os sem corante, eles evitam o tártaro a longo prazo.
- Bifinho: São feitos de carne seca e salgada, tem um alto teor de sal.
Lembrando que se o petisco for oferecido em excesso, poderá causar obesidade, diarreia, etc.
**Leia também: O perigo dos petiscos para cães e gatos: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/fernanda-fragata/noticia/2013/10/o-perigo-dos-bpetiscosb-para-caes-e-gatos.html
OSSOS: Nossos amigos adoram roer ossos, além de deliciosos, eles fazem bem para a higiene bucal e é um ótimo passatempo para eles. Mas cuidado, nem todos os ossos devem ser oferecidos.
Ossos de aves, ossos assados, cozidos ou fritos e ossos de couro são perigosos, pois conforme ficam moles podem ser engolidos com maior facilidade, podendo bloquear a garganta ou até mesmo o intestino dos cães.
O mais recomendado é o fêmur, ele é resistente, não tem cheiro forte e nem fica mole ao ser roído.
Com tudo, lembre-se que a inspeção e a supervisão é a melhor prevenção de acidentes.
Adriana Marques.



Nenhum comentário:
Postar um comentário