Dicas para ensinar um cão a fazer as necessidades no local correto
- PACIÊNCIA, CONSISTÊNCIA E PERSISTÊNCIA. Essas são três regras básicas para ensinar qualquer coisa a um cão. Ele não veio para sua casa sabendo tudo, então é seu dever ensiná-lo, o quanto antes, o que deve e não deve ser feito para que vocês tenham uma convivência mais harmoniosa!
- TREINOS POSITIVOS. Quando ensinar algo a um cão, que seja sempre de uma maneira positiva e sem traumas. Está comprovado que o reforço positivo é a melhor maneira de ensinar um cão!
- SUPERVISIONAR. Como precisamos mostrar ao cão onde deve ser feito, devemos supervisioná-lo (o tempo todo). Quando perceber que ele vai fazer xixi ou cocô (geralmente após acordar, minutos após comer, após brincar), leve-o até o local desejado. Assim que ele terminar a ação (no local correto) recompense com muita festa e com petiscos (para filhotes pode utilizar a própria ração).
- CONFINAMENTO. Se não puder supervisionar, deixe-o em um ambiente menor (cômodo menor ou um cercadinho) com várias opções para ele fazer suas necessidades. O material de escolha (jornal, grade ou fraldinha) deve ficar longe da água, comida e caminha e dependendo do tamanho do ambiente deve ocupar boa parte (conforme o cão for acertando, vá diminuindo a quantidade de jornal/fraldinha/grade).
-NÃO DAR CHANCES PARA O ERRO. Quanto menos o cão cometer deslizes, melhor será o resultado. Por isso, é muito importante que quando o cão estiver na sua presença, você fique de olho para direcioná-lo ao local correto. Lembre-se: como ainda está aprendendo, ele pode cometer alguns erros (fazer em local indevido se não for supervisionado). Quanto mais ele errar, menor será a chance de você recompensá-lo pelo acerto e conseqüentemente menor será a chance do comportamento correto ser estabelecido.
- SEM PUNIÇÕES. Se o cão errar, seja no momento da ação ou depois de um tempo, não deve ser punido, apenas ignore, espere um tempo para que ele saia do local e depois limpe. Se punirmos o cão no momento em que está fazendo as necessidades ele pode entender errado e não fazer mais na presença do dono (menor será a chance de você recompensá-lo pelo acerto) ou desenvolver algum outro tipo de problema comportamental futuro como medo, ansiedade, coprofagia, etc. Como pode ser punido pelo errado se ainda não aprendeu o que é o certo? Bater com jornal, esfregar o focinho do cão no local das necessidades ou punir com gritos são conceitos antigos e que causam muitos danos para a saúde mental dos cães.
- LIMPEZA COM PRODUTOS CERTOS. Os cães tendem a voltar a fazer suas necessidades onde fizeram anteriormente. Se ele fez no local indevido, limpe com um produto específico para isso (eliminador de odores - encontrados nos petshops). Produtos que usamos para limpeza diária da nossa casa ou mesmo desinfetantes não eliminam totalmente o cheiro das fezes e urina para os cães, que possuem um olfato muito mais sensível que o nosso.
- RESPEITAR O TEMPO DE CADA CÃO. Cada cachorro é um indivíduo único, alguns aprendem mais rápido, outros levam mais tempo. Não é de um dia para o outro que ele vai aprender, talvez demore semanas ou até meses para que esse comportamento se estabeleça. Mas lembre-se: quanto mais você recompensá-lo pelo comportamento desejado, maior será a chance desse comportamento se repetir e mais rápido o treino evoluirá.
Bom treino! Se precisarem de mais ajuda nesse sentido ou com outros problemas comportamentais entrem em contato com a La Santé Animale – Comportamento Canino, terei o prazer de ajudá-los a conviver melhor com seu melhor amigo!
Verichi Vetorello
CRMV 09079
FONTE: https://www.facebook.com/lasanteanimalecomportamento

Nenhum comentário:
Postar um comentário